Thursday, January 30, 2025

Minha primeira paixão coreana

Atualmente, todo mundo tem algum mínimo contato que seja com a cultura coreana. As séries, bandas e artistas da Coreia do Sul têm se destacado no cenário mundial (não vamos esquecer que até Oscar de melhor filme os coreanos já levaram, com o excelente "Parasita"). 

Eu adoro curtir séries e filmes coreanos. Acontece que organizando uns arquivos velhos e com um tempo pra procrastinar nessas férias, me dei conta de que minha primeira paixão pelos produtos culturais da Coreia começou antes mesmo de Gangnam Style bombar no Youtube (e isso já faz um tempinho - aliás, jovens com 15 ou - ainda conhecem PSY?). 

Isso porque passei boa parte dos meus dias nos anos 2000 montando bonequinhas virtuais chamadas "Candydolls", originárias do site coreano "Candybar", hoje extinto. Eu adorava montar dolls, e meu formato favorito era justamente esse formato coreano, que tinha bonequinhas maiores e fofinhas. 

Bateu uma nostalgia e, ao pesquisar, vi que a maioria dos sites de dolls e principalmente das candydolls parece ter sido varrido da face da terra. Me deu um pouco de tristeza... Eu me diverti tanto com os dollmakers e blogs de dolls na minha adolescência...

Vida que segue, a gente sabe que os tempos mudam e também o gosto da galera. Ficam algumas das minhas candydolls para quem não conhece saber como eram, e quem montava dolls curtir a nostalgia junto comigo. Talvez eu poste mais delas no futuro.

Essas têm bases adaptadas do Candybar: 


Essas têm bases e roupinhas que eu mesma desenhei (sobrepondo imagens e fazendo pixel a pixel, no Paint - é, eu me dava ao trabalho). Só cabelos e rostos foram adaptados do Candybar.

Alguns sites de dolls e candydolls que ainda estão na ativa: Dolls.com e Dolls da Katchoo.

A estrada (Nicole Siebel)

*Conto publicado originalmente no livro "Expresso 666 (Contos sobrenaturais, de suspense e de terror)", da Andross Editora.  A est...